Sétima Etapa
- mayara kaspar
- 27 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
A sétima etapa do curso de medicina trouxe como novidade as aulas de simulação realística, um ponto muito positivo durante o semestre. Nessas aulas pudemos, a cada semana vivenciar um novo caso de emergência que nos levava ao limite e nos fazia tentar relembrar assuntos já vistos e também aprender a manter a calma e trabalhar em equipe. Além disso, continuamos com as aulas de habilidades cirúrgicas, mas dessa vez com um enfoque maior aos procedimentos cirúrgicos realizados em coelhos e porcos, seguindo comitê de ética. Foi muito interessante poder realizar as cirúrgicas de maneira tecnicamente correta nos animais, pois quando chegar o momento de fazer o mesmo em humanos não será algo que nunca tive contato antes. Na UBS tivemos a oportunidade de atender pacientes acompanhados pela nossa preceptora, Dra. Fabiana Campanini. Foi muito bom poder realizar as consultas e não só participar do HIPERDIA como estávamos fazendo no semestre passado. Além disso, também tivemos contato com a realização de curativos de feridas de pacientes diabéticos, o que foi algo nunca visto antes.
Os ambulatórios do semestre foram bastante proveitosos e os ciclos desse semestre foram cardiologia, oncohematologia, clinica cirúrgica, psiquiatria, otorrinolaringologia e pediatria. OS módulos transversais estudados em tutoria foram: Dor torácica, dispneia e edema, Locomoção e preensão e Distúrbios sensoriais, motores e da consciência.
Abaixo é possível observar um fluxograma com um panorama geral do semestre e ao lado, em anexo, minhas reflexões e sínteses durante o semestre além do mesmo fluxograma.

Comments